sábado, 4 de outubro de 2008

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


Nasce Francisco, em Assis, província da Umbria no centro da Itália em 26 de setembro de 1181.

Após renunciar ao mundo em 1206, com 25 anos, Francisco fez penitência durante dois anos e lançou-se a pregar em linguagem simples e ardorosa.

Ele amava e respeitava todas as pessoas. Ao mesmo tempo protegia os animais e plantas aos quais chamava, carinhosamente, de "irmãos". Para ele, também a chuva, o vento e o fogo deveriam ser reverenciados e respeitados.

Em toda sua vida religiosa espalhou o amor universal, a caridade, a paz e a humildade, levando felicidade a muitas almas. Valores esses expressos na mais linda oração que lhe é atribuída "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz..."

Muitas vezes, no fim de sua vida, doente, estigmatizado e quase cego, visitava cidades e aldeias pregando as verdades evangélicas e atendia pobres, leprosos e necessitados sempre com um coração repleto de consolação. Nunca consumia mais que o mínimo necessário para viver e incentivava a todas as pessoas a fazerem o mesmo. Sempre foi simples em tudo, severo consigo mesmo, mas benigno com os outros. Através de sua fervorosa oração operou grandes milagres.

Francisco morreu em 03 de outubro de 1226 e dois anos após sua morte foi beatificado.

Conta a lenda que seu enterro foi acompanhado por milhares de pássaros e outros animaizinhos. Talvez querendo dar o último adeus àquele que tanto amor lhes dedicou...

São Francisco de Assis é o padroeiro da Itália.

Presto minha homenagem a esse grande espírito de extrema bondade, postando aqui aquela que é no meu entendimento, a mais linda oração...

ORAÇÃO DA PAZ - Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.Onde houver ódio, que eu leve o amor.Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.Onde houver discórdia, que eu leve a união.Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.Onde houver erro, que eu leve a verdade.Onde houver desespero, que eu leve a esperança.Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:consolar, que ser consolado;compreender, que ser compreendido;amar, que ser amado.Pois é dando que se recebe.É perdoando que se é perdoado.E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Nenhum comentário: